Nesta área são disponibilizados artigos relacionados às áreas de atuação da TMSA, produzidos pela sua equipe de profissionais técnicos e de engenharia.

Fonte: | Postado em: | Categoria:

Filtro Compacto TMSA (BIN-VENT)

A característica principal dos Filtros Compactos utilizados em sistemas de movimentação de granéis sólidos é o fato de aspirarem o material particulado diretamente sobre a fonte geradora de pó.

Com isso, o descarregando do material coletado é realizado no mesmo ponto da captação, o que elimina a necessidade de ventiladores e as inconvenientes tubulações conectadas entre os pontos de captação de pó e os sistemas centrais de filtragem.

Outra característica marcante, a sua forma compacta, é conseguida graças à utilização de cartuchos plissados de alto rendimento, com grande área filtrante em pequeno espaço, substituindo assim, várias mangas convencionais.

Filtros Compactos podem ser instalados nos mais diversos pontos de emanação de pó, tais como: transferências de correias, silos, chutes de descarga e admissão, pé ou cabeça de elevadores e demais pontos nos quais ocorram processos que gerem pó.

Filtro Compacto instalado em posição horizontal na descarga de uma correia transportadora.

O princípio de funcionamento de um Filtro Compacto é a separação do particulado sólido do meio gasoso. Durante esta ação, o ar contendo o poluente é aspirado pela parte inferior do filtro e passa através da superfície dos cartuchos filtrantes de fora para dentro. Dessa forma, os sólidos em suspensão ficam retidos na parte externa dos cartuchos e os gases limpos seguem para o plenum, onde são admitidos por ventilador centrifugo e o ar, livre de impurezas, é devolvido ao ambiente.

O sistema de limpeza do meio filtrante é executado por meio de jatos pulsantes que são controlados por um programador eletrônico. Ele permite que sejam reguladas a frequência da pulsação e a duração do ciclo de limpeza das mangas.

O programador é montado sobre um circuito impresso em fibra de vidro encapsulado com resina epóxi. Seus períodos de atuação podem ser regulados para intervalos de pulsos entre 1 e 60 segundos com a duração de cada pulso definida entre 0 e 1 segundo.

O processo de limpeza funciona por meio de uma série de válvulas que liberam periodicamente ar comprimido de alta energia através dos tubos de sopragem no interior dos cartuchos, resultando em uma onda de choque capaz de desprender o pó da superfície externa do elemento filtrante. O pó, agora em forma de flocos aglomerados, retorna por gravidade ao reservatório fixado no corpo do filtro.

Os Filtros Compactos são projetados para separar partículas sólidas acima de 1 micron, atingindo eficiência de até 99, 6%. Este nível de eficácia satisfaz as normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, AMCA - Air Movement and Control Association e ASHRAE - American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers Industrial Ventilation, assim como a norma NR12 de segurança no trabalho em máquinas e equipamentos.

O projeto de um Filtro Compacto é determinado levando-se em consideração o produto a ser aspirado, a vazão necessária em relação ao tamanho, a quantidade de pó no ponto de coleta e a área filtrante necessária.

A partir destas variáveis, os Filtros Compactos apresentam uma série de arranjos e modelos que satisfazem as mais variadas aplicações, resultando em diferentes tamanhos, vazões de aspiração ou posições de instalação, seja vertical ou horizontal.

Os filtros compactos são compostos basicamente por três partes:

  • Conjunto ventilador e motor;
  • Compartimento do sistema de limpeza dos cartuchos - onde se encontram as válvulas solenoides e os tubos internos de sopragem do ar comprimido;
  • Compartimento onde estão instalados os venturis de sopro e os cartuchos filtrantes plissados.

Os cartuchos filtrantes plissados são, sem dúvida, a parte mais importante do sistema de filtragem. Logo, a escolha correta do tecido é determinante no bom desempenho e na eficiência de separação de um Filtro Compacto.

Os Filtros Compactos requerem pouca manutenção, mas certos cuidados devem ser tomados principalmente no que se refere às condições de operação dos cartuchos filtrantes. Por exemplo: devem ser levadas em consideração condições específicas quando os filtros são instalados em locais expostos ou onde possam ser afetados pela umidade, principalmente se o regime de operação for descontínuo. Nesses casos, a umidade pode ser absorvida pelas fibras ou permanecer no interior do material têxtil, acarretando perda da permeabilidade.

Adicionalmente, se as partículas sólidas presentes forem higroscópicas também absorverão umidade, tornando-se aderentes e aglomerando-se nos cartuchos, o que causa aumento da perda de carga.

Tecido limpo e sem uso.

Início da pré-capa sobre o tecido filtrante.

Outro fator a ser levado em consideração é se as partículas são capazes de manter cargas elétricas com sinal contrário ao do material têxtil. Se este fenômeno tende a ocorrer, então cartuchos especiais são empregados de forma a permitir o necessário aterramento.

Muitos operadores se preocupam com a camada de pó presente sobre o tecido filtrante. Esta camada nada mais é do que a pré-capa. Ela se forma sobre a superfície do elemento filtrante e também atua como um elemento de filtração, melhorando as propriedades de retenção.

Entretanto, se com o decorrer do tempo esta camada aumentar em demasia, ocorre o fechamento dos poros dos elementos filtrantes, com consequente aumento da perda de carga.

Tecido limpo e sem uso.

Início da pré-capa sobre o tecido filtrante.

VANTAGENS DE UM FILTRO COMPACTO

  • O conjunto é montado diretamente sobre a fonte geradora de pó, aspirando e descarregando no mesmo ponto;
  • A dimensão do conjunto filtrante é reduzida, incorporando em uma única peça todos os elementos necessários para a operação;
  • Os cartuchos filtrantes podem ser retirados, lavados e retornados para o uso sem alterações de suas propriedades físico-químicas;
  • Filtros Compactos podem ser instalados nos mais diversos pontos de emanação de pó;
  • Baixa manutenção e grande durabilidade;
  • Os motores e demais partes são à prova de explosão;
  • O ventilador radial é autolimpante e à prova de explosão;
  • A probabilidade de desbalanceamento é praticamente nula, pois este sistema evita aderência de corpos estranhos;
  • Todo o conjunto recebe pintura especial contra corrosão;
  • Filtros Compactos dispensam selos de descarga para a descarga do material aspirado, preservando o meio ambiente e melhorando o ambiente de trabalho;
  • A operação do sistema é facilitada pela drástica redução na mão de obra de limpeza das áreas adjacentes;
  • Pode ser adaptado em equipamentos já existentes;
  • Por ser um equipamento compacto o custo com estruturas e fundações é reduzido ou inexistente;
  • Pode ser usado em processos que envolvem os mais diversos produtos sendo que, em alguns casos, basta permutar ou lavar os cartuchos filtrantes;
  • O programador eletrônico é inteligente podendo ser, ainda, regulado de forma a economizar ar comprimido;
  • O conjunto possui seu próprio sistema independente de limpeza, equipado com reservatório fixado no corpo do filtro, bastando ser ligado a um ponto de ar comprimido com pressão de 7 Kg/cm2 na vazão requerida.

Receba as novidades da TMSA em primeira mão!

Image

© TMSA - Tecnologia em Movimentação S/A


© TMSA - Tecnologia em Movimentação S/A

Av. Bernardino Silveira Pastoriza, 710
Porto Alegre - RS
Telefone: (51) 2131-3333
marketing@tmsa.ind.br


Desenvolvimento:

My Graphic

Desenvolvimento:

My Graphic

Este site utiliza cookies para garantir uma boa experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossa política de privacidade.