Nascimento do fundador da TMSA
Heinz Friedrich Elter nasceu em 06/11/1927 no estado da Silésia, Alemanha, território que no pós-guerra foi anexado à Polônia. Começou sua vida profissional com 14 anos, formando-se aos 16 anos em marcenaria. Seu pai era proprietário de uma marcenaria e foi expulso de suas terras pelas milícias polonesas após o fim da guerra. Ainda com 16 anos, esteve em treinamento pré-militar na antiga Tchecoslováquia.
Heinz Elter ingressa na Marinha
No mesmo ano em que completava 17 anos, a II Guerra encaminhava-se para seu final. A Alemanha necessitando recompor seu efetivo militar, convocava jovens e adolescentes para o front. Visando evitar a convocação pelo exército, que lutava na frente russa, o jovem Elter optou por apresentar-se como voluntário à Marinha (em Hamburgo), mesmo contra a vontade de seu pai. Era isto ou o risco de ir à Rússia e não voltar mais. Na marinha permaneceu em instrução na Dinamarca.
Fuga à caminho da Alemanha Oriental
Com a avanço dos aliados, os jovens e inexperientes marinheiros foram ordenados a tentar detê-los. Porém, em abril de 1944, Elter foi feito prisioneiro, sendo levado para a França. Com o fim do conflito foi trazido de volta à Alemanha pelos americanos, que fizeram com os russos um acordo de troca de prisioneiros. Receoso em ser deportado para os campos de trabalho forçado na Sibéria, Heinz juntamente com um colega, escapou do trem que os transportava. Mas, sem documentos que lhe permitissem transitar por um país dividido em zonas, ficou impossível chegar à Rhur, onde residia sua família, Permaneceu então na zona americana, período no qual trabalhou cortando madeira.
Elter Heinz inicia sua nova carreira
Em 1946, após conseguir seus documentos, Elter Heinz foi trabalhar na reconstrução de um moinho de trigo destruído durante a guerra. Foi onde teve contato com o segmento de construção de moinhos, o que acabou por mudar sua vida.
Os equipamentos novos usados nesta reconstrução foram fornecidos pela fábrica Friedrich Liebeck & Co., pela qual acabou sendo contratado aos 21 anos como Chefe de Montagem. Permaneceu montando moinhos de 1948 a 1951.
Elter Heinz recebe a proposta de trabalhar no Brasil
Em 1951, Elter Heinz recebe a oferta de um contrato de dois anos para trabalhar no Brasil, em Porto Alegre, na firma E. Melchers, representante da Liebeck no país. Em 09/09/1951 desembarca no Rio de Janeiro, seguindo para Mafra – SC, onde construiu seu 1º Moinho no Brasil. Após dirigiu-se para Porto Alegre, sede da empresa no país. Transcorrido apenas um ano recebeu proposta de sociedade na recém fundada Melchers Prestefelippe & Cia. Ltda., na qual permaneceu como sócio até 1957.
É fundada a Tecno Moageira, empresa que daria origem a TMSA
Após a venda da sua participação na Melchers Prestefelippe & Cia e, de ter fundado com sócios a Tecnosul e posteriormente a Máquinas Condor, Elter Heinz funda com Karl Peuker em 1966 a Tecno Moageira, empresa para a qual passa a se dedicar exclusivamente.
A Tecno Moageira se consolida como uma das principais empresas do seu segmento na Região Sul do Brasil
A partir de 1970, a explosão da cultura da soja no Brasil e a consequente demanda por equipamentos de maior porte (200 a 300 toneladas), somadas à gestão estratégica dos fundadores, o conhecimento técnico e a competência na fabricação de equipamentos para o transporte e movimentação de granéis sólidos, permitiram a consolidação da Tecno Moageira como uma das principais expoentes do segmento industrial e portos na Região Sul do Brasil.
O escopo de segmentos atendidos cresce e uma nova unidade fabril é inaugurada
Durante a década de 1980, a empresa expandiu a atuação para os setores de celulose, obras públicas, fertilizantes e cimento. Além disso, obras para o segmento de mineração a céu aberto e em minas subterrâneas e grandes projetos portuários também pontuaram esta década. Ao mesmo tempo, a empresa transferia o seu parque fabril para uma nova planta construída em Porto Alegre - RS, permitindo grande expansão na produção.
O comando da empresa passa à segunda geração da família
A empresa atravessa a década de 1990 em meio à transformações. O controle acionário passa a pertencer 100% à família Elter sendo que, a partir de 1995, a direção geral passa a ser exercida por Mathias Elter, filho do fundador. Neste período a empresa passa a atuar também no segmento de controle ambiental e forma parcerias importantes como a realizada com a norte-americana Hansen Manufacturing para produção de transportadores de correia enclausurados. Além disso, continua a investir na inovação e desenvolvimento, o que assegura o recebimento dos primeiros prêmios importantes como o "Gerdau Melhores da Terra” e "Distinção Indústria FIERGS/CIERGS".
Expansão internacional e a adoção da designação atual
Em 2003 a empresa chega ao mercado norte-americano projetando e instalando um carregador de navio e transportadores de correia móveis no porto de Aberdeen no estado de Washington. Em 2004 a Tecno Moageira torna-se sociedade anônima. Em 2007 incorpora a argentina Bulktech e em 2008 assume a designação atual: TMSA - Tecnologia em Movimentação. Durante o restante da década a TMSA realiza grandes investimentos para modernização e ampliação da planta produtiva e melhoria de processos, incorporando ao seu processo produtivo diversos equipamentos de ponta.
Grandes obras e o reconhecimento pelo empenho em inovar
2010 inicia-se com a abertura da filial em Belo Horizonte - MG e o contrato de uma das diversas grandes obras que a TMSA desenvoveria ao longo da década: Carajás Mineração. Outra obra de destaque, a planta de pellets de madeira da Tanac, assim como a implantação da filial São Paulo se sucedem em 2013. Em 2015, uma nova obra internacional de porte é a construção, no Uruguay, de um terminal de grandes volumes. 2016 chega com o contrato de construção de uma ponte pênsil para o transporte de minério que é a segunda maior do Brasil, com vão livre de 300 metros. A década de 2010 também representou o reconhecimento do mercado pelas realizações da TMSA, por meio dos diversos prêmios que a empresa recebeu.
Falecimento do fundador da TMSA
Em 27 de outubro de 2020, 10 dias antes de completar 93 anos de idade, falece Heinz Friedrich Elter. Fundador da “Tecno Moageira”, que esteve à frente das operações até 1994. Nos 25 anos seguintes apoiou a área comercial da empresa, tendo atuado como como Presidente Consultivo até seus últimos momentos de vida. Seu otimismo e empreendedorismo, bem como seu orgulho das realizações da TMSA, eram contagiantes e deixam muita saudade! Seus valores continuarão a nortear nossos colaboradores por muito tempo!
Uma empresa líder, capaz de transformar desafios em oportunidades
A TMSA segue inovando e está lançando sua plataforma de serviços e soluções digitais: o TMSA 4.0 Digital Revolution. O programa integra serviços de treinamento, assistência técnica e suporte remotos a uma plataforma inteligente de soluções digitais. Nossos clientes poderão ter acesso ao Digital Twin (gêmeo digital) do seu equipamento e, com isso, otimizar consideravelmente o processo de manutenção, tempo de reparo e operação. Por meio de sensores que coletam informações, hospedam na nuvem e disponibilizam dashboards gráficos, a Solução IoT (internet das coisas) permitirá o monitoramento, em tempo real, de inúmeras características dos equipamentos para tomadas de decisões com embasamento técnico, assegurando maior eficiência da operação.