Transportadores de Correia

Soluções avançadas e certificadas pela norma ISO 9001 para a movimentação e o processamento dos mais variados tipos de granéis sólidos.

Os transportadores de correia da TMSA possuem capacidades e dimensões variadas de acordo com a utilização específica. Operação com os mais variados granéis como minérios, agregados (britas, areia, etc.), grãos vegetais, cavacos de madeira e biomassa. Além disso, podem ser utilizados em diversos modais como carregamento de caminhões, vagões, barcaças, empilhamento em pátio de minérios, cavacos, etc.
Transportadores de Correia TMSA

Tambores feitos em aço carbono. Revestidos em borracha, cerâmica e carbeto de tungstênio.

Transportadores de Correia TMSA

Tripper móvel motorizado com sistema de controle ambiental incorporado.

Transportadores de Correia TMSA

Raspadores primários, chaves de emergência, desalinhamento, velocidade, nível e alarme sonoro.

DESTAQUES


Acionamento

  • Composto de motor e redutor de engrenagens helicoidais. A base é feita em perfis de aço carbono soldado/usinado para garantir maior rigidez ao conjunto de acionamento, aumentando a vida útil do acoplamento. O motor elétrico é fornecido com grau de proteção adequado ao ambiente onde o equipamento será instalado. Os eixos de acionamento e retorno são fabricados em aço carbono ou de liga para garantir maior resistência e durabilidade. Quando necessário, possui contra-recuo no eixo de alta do redutor e opcionalmente pode ser fornecido freio no motor.

Tambores

  • Os tambores de acionamento são fabricados em aço carbono soldado e revestidos, com sulcos tipo diamante para garantir maior atrito entre o tambor e a correia. Os tambores de retorno e de desvio também são fabricados em aço carbono soldado e revestidos conforme necessidade. Fixação do eixo ao tambor através de anéis de fixação que garantem uma facilidade de desmontagem em caso de manutenção.

Mancais

  • São fornecidos mancais auto-compensadores de rolos para garantir maior resistência em serviço pesado, bem como maior durabilidade e menor manutenção.

Roletes de carga e retorno

  • Fabricados em aço carbono estampado e soldado com vedação no eixo por retentores duplos para garantir total vedação contra pó. São fabricados em vários tamanhos para atender as diversas configurações de transportadores. Os mancais dos rolos são de primeira linha de forma a garantir maior durabilidade e menor frequência de manutenção.

Intermediário

  • É o corpo do transportador e é formado por longarinas que dão sustentação aos acessórios montados ao longo do transportador como: suporte de rolos, trippers e calhas de alimentação contínuas. As longarinas são em cantoneiras em “L” ou “C” laminada ou dobrada quando suportam somente os suporte de rolos e em formato “Z” e treliçada quando suportam trippers.

Esticamento

  • Componente que garante o esticamento uniforme da correia e garante a manutenção das tensões necessárias para que a correia não escorregue no tambor de acionamento. Tem várias formas: por parafuso quando a correia tem menos de 20 metros de comprimento, por contra-peso quando a correia tem mais de 20 metros de comprimento e necessita de um maior curso de esticamento. Os esticamentos por contra-peso podem ser montados na traseira do equipamento ou no ramo de retorno de acordo com a instalação onde o equipamento vai ser montado.

Raspadores/limpadores

  • Componentes instalados para promover a limpeza e retirar o material que fica agregado à correia. Os raspadores são classificados em primários e secundários e os primários são montados na altura do tambor de acionamento e os secundários, quando necessários, são montados em outras pontos da correia. Os limpadores são montados de forma transversal e servem para limpar a face interna da correia, próximo ao tambor de retorno e de esticamento.

Chute de saída

  • O chute de saída tem a função de direcionar o produto, vindo em velocidade da correia, para a tubulação posterior. Possui chapas de desgaste de alta resistência a abrasão. Possui janelas de inspeção de fácil abertura para visualização e manutenção interna.

Tripper

  • Saída intermediária e tem a função de direcionar o produto para fora da correia e distribuir o produto dentro de armazéns graneleiros. Pode ser fixo ou móvel se movimentando ao longo de um trecho determinado do equipamento, facilitando a descarga do produto. Quando é móvel, possui um acionamento que possibilita o seu deslocamento de forma automática ao longo do equipamento.

Chute de alimentação

  • Dispositivo usado para distribuir o produto uniformemente na correia garantindo, assim, uma maior eficiência de transporte e evitando que o produto saia para fora da correia. Possui chapas de desgaste de alta resistência a abrasão para garantir o máximo de durabilidade em uso.

Calha continua (enclausuramento)

  • Montadas ao longo do transportador, quando o mesmo tem vários pontos de alimentação de produto e é usado em túneis de descarga de armazéns. São usados em substituição às sapatas de alimentação e tem vedação ao longo do transportador para evitar que o produto saia para fora do transportador.

Sensores de proteção/segurança

  • Utilizados para detectar falhas durante o funcionamento do equipamento como: desalinhamento da correia, desgaste de mancais, embuchamento, rotação do eixo, etc. Detectam falhas por proximidade, os indutivos, e por calor, os térmicos. Existe, ainda, fim de curso de esticamento, translação do tripper e detector de rasgo e sobrecarga na correia.

Acionamento

  • Composto de motor e redutor de engrenagens helicoidais. A base é feita em perfis de aço carbono soldado/usinado para garantir maior rigidez ao conjunto de acionamento, aumentando a vida útil do acoplamento. O motor elétrico é fornecido com grau de proteção adequado ao ambiente onde o equipamento será instalado. Os eixos de acionamento e retorno são fabricados em aço carbono ou de liga para garantir maior resistência e durabilidade. Quando necessário, possui contra-recuo no eixo de alta do redutor e opcionalmente pode ser fornecido freio no motor.

Tambores

  • Os tambores de acionamento são fabricados em aço carbono soldado e revestidos, com sulcos tipo diamante para garantir maior atrito entre o tambor e a correia. Os tambores de retorno e de desvio também são fabricados em aço carbono soldado e revestidos conforme necessidade. Fixação do eixo ao tambor através de anéis de fixação que garantem uma facilidade de desmontagem em caso de manutenção.

Mancais

  • São fornecidos mancais auto-compensadores de rolos para garantir maior resistência em serviço pesado, bem como maior durabilidade e menor manutenção.

Roletes de carga e retorno

  • Fabricados em aço carbono estampado e soldado com vedação no eixo por retentores duplos para garantir total vedação contra pó. São fabricados em vários tamanhos para atender as diversas configurações de transportadores. Os mancais dos rolos são de primeira linha de forma a garantir maior durabilidade e menor frequência de manutenção.

Intermediário

  • É o corpo do transportador e é formado por longarinas que dão sustentação aos acessórios montados ao longo do transportador como: suporte de rolos, trippers e calhas de alimentação contínuas. As longarinas são em cantoneiras em “L” ou “C” laminada ou dobrada quando suportam somente os suporte de rolos e em formato “Z” e treliçada quando suportam trippers.

Esticamento

  • Componente que garante o esticamento uniforme da correia e garante a manutenção das tensões necessárias para que a correia não escorregue no tambor de acionamento. Tem várias formas: por parafuso quando a correia tem menos de 20 metros de comprimento, por contra-peso quando a correia tem mais de 20 metros de comprimento e necessita de um maior curso de esticamento. Os esticamentos por contra-peso podem ser montados na traseira do equipamento ou no ramo de retorno de acordo com a instalação onde o equipamento vai ser montado.

Raspadores/limpadores

  • Componentes instalados para promover a limpeza e retirar o material que fica agregado à correia. Os raspadores são classificados em primários e secundários e os primários são montados na altura do tambor de acionamento e os secundários, quando necessários, são montados em outras pontos da correia. Os limpadores são montados de forma transversal e servem para limpar a face interna da correia, próximo ao tambor de retorno e de esticamento.

Chute de saída

  • O chute de saída tem a função de direcionar o produto, vindo em velocidade da correia, para a tubulação posterior. Possui chapas de desgaste de alta resistência a abrasão. Possui janelas de inspeção de fácil abertura para visualização e manutenção interna.

Tripper

  • Saída intermediária e tem a função de direcionar o produto para fora da correia e distribuir o produto dentro de armazéns graneleiros. Pode ser fixo ou móvel se movimentando ao longo de um trecho determinado do equipamento, facilitando a descarga do produto. Quando é móvel, possui um acionamento que possibilita o seu deslocamento de forma automática ao longo do equipamento.

Chute de alimentação

  • Dispositivo usado para distribuir o produto uniformemente na correia garantindo, assim, uma maior eficiência de transporte e evitando que o produto saia para fora da correia. Possui chapas de desgaste de alta resistência a abrasão para garantir o máximo de durabilidade em uso.

Calha continua (enclausuramento)

  • Montadas ao longo do transportador, quando o mesmo tem vários pontos de alimentação de produto e é usado em túneis de descarga de armazéns. São usados em substituição às sapatas de alimentação e tem vedação ao longo do transportador para evitar que o produto saia para fora do transportador.

Sensores de proteção/segurança

  • Utilizados para detectar falhas durante o funcionamento do equipamento como: desalinhamento da correia, desgaste de mancais, embuchamento, rotação do eixo, etc. Detectam falhas por proximidade, os indutivos, e por calor, os térmicos. Existe, ainda, fim de curso de esticamento, translação do tripper e detector de rasgo e sobrecarga na correia.

As soluções TMSA são desenvolvidas especificamente para cada cliente. Interessado nesta solução?
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© TMSA - Tecnologia em Movimentação S/A


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